A Amêndoa – um fruto oleaginoso
A amêndoa faz parte do grupo dos frutos oleaginosos da Roda dos Alimentos. À semelhança dos restantes elementos desta família, apresenta uma composição nutricional bastante interessante, principalmente quando consumida com pele.
Quais as suas características?
Dos vários macronutrientes que possui, a gordura destaca-se por ser a que existe em maior quantidade (representa mais de metade da sua composição), o que a torna um alimento com um elevado valor calórico. Possui cerca de 650Kcal por cada 100g sendo por isso importante consumir com moderação.
Contudo, é importante realçar que a maior fração de gordura é do tipo insaturado, a qual contribui para a diminuição do colesterol LDL (“mau colesterol”) e para o melhor funcionamento do sistema cardiovascular.
A amêndoa é também rica em fibra, a qual é importante na regulação da glicemia (níveis de açúcar no sangue), na redução dos níveis de colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal.
Apresenta também um teor considerável de proteína (22%) que faz da amêndoa um alimento com um elevado poder saciante.
Este fruto é fonte de diversos minerais (nomeadamente ferro, magnésio, fósforo e cobre), vitaminas (das quais se destaca a vitamina E) e fitoquímicos, os quais conferem à amêndoa propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Diferentes formas de incluir a amêndoa na alimentação
Posto isto, não faltam motivos para incluirmos a amêndoa na nossa alimentação, preferencialmente na sua forma natural, isto é, com pele, sem açúcar, mel, sal nem frita e sempre “com conta, peso e medida”.
Para além das tradicionais “amêndoas de Páscoa”, atualmente são comercializados vários outros subprodutos deste fruto oleaginoso, nomeadamente farinhas, manteigas, bebidas vegetais, entre outros.
A sua versatilidade gastronómica permite a sua inclusão nos mais variados pratos:
- sopas e saladas, onde é frequentemente utilizada como topping);
- sobremesas;
- snacks como panquecas/crepes, bolachas, bolos na caneca;
- substituição da farinha refinada por farinha de amêndoa;
- substotuição de óleos/outras gorduras por manteiga de amêndoa.