Artigo

Chás, Infusões e suas Características

Chás, Infusões e Decocções: Quais as suas diferenças e como se preparam?

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes da planta Camellia sinensis, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Existem diferentes tipos e variedades de chá e várias tradições associadas ao seu consumo. O chá e as tisanas podem ser bebidos ao longo do dia e à refeição. A seguir à água, são uma excelente forma de manter o organismo hidratado, enquanto protegemos o nosso corpo, graças à ação das substâncias antioxidantes.

Processamento do chá

Os quatro tipos de chá são distinguíveis pelo seu processamento. Camellia sinensis é um arbusto sempre verde cujas folhas, se não são logo secas depois de apanhadas, rapidamente começam a oxidar. As folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se começa a degradar. O passo seguinte é parar o processo de oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas via aquecimento. O termo fermentação é frequente e muito usado para descrever este processo, mesmo que na verdade nenhuma fermentação aconteça (ou seja, o processo não é digerido por microrganismos).

O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:

  • Chá branco: folhas jovens que não sofreram oxidação; Contém baixo conteúdo em cafeína e elevado teor em polifenóis e catequinas (substâncias antioxidantes)
  • Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor através de vapor. Contém um teor médio de cafeína e um elevado teor em antioxidantes.
  • Oolong: A oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto. Elevado teor em cafeína
  • Chá preto: oxidação substancial. De todos o que contém maior teor em cafeína.

Composição química do chá

Na composição de um rebento de chá, cerca de metade da matéria seca é insolúvel em água e dela fazem parte a fibra bruta, celulose, proteínas, gorduras, amido, entre outros. A matéria seca insolúvel em água contém polifenóis, aminoácidos, cafeína, açúcares e ácidos gordos. Entre os efeitos da cafeína no organismo humano é de salientar a sua ação estimulante do sistema nervoso central. A folha de chá contém teores normalmente compreendidos entre 2,5 a 5,5%, enquanto que nos grãos de café ronda 1,5%. Os polifenóis são componentes da folha do chá que se encontram em doses mais elevadas chegando a atingir cerca de 30% da matéria seca dos rebentos. A maioria dos polifenóis identificados nos rebentos verdes da planta pertencem ao grupo dos flavonoides ou catequinas, são essencialmente a matéria que irá ser oxidada durante a fermentação.

Na folha encontram-se diversas vitaminas entre as quais a riboflavina (vitamina B2) que se mantém durante o processamento do chá. Também contém ácido ascórbico (vitamina C), que é totalmente oxidado durante o processo de fermentação.

Chá, Infusão e Decocção: Como preparar?

A palavra “chá” é popularmente usada como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá. Caso contenha uma mistura com as folhas da Camellia sinensis é considerada tisana. É considerada uma infusão quando são utilizadas folhas, frutos ou ervas e uma decocção quando são utilizadas raízes, caules ou cascas de plantas ou frutos.

Chá: Adicionar as folhas de chá a água fervida e deixar repousar 3 a 10 minutos. Deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e consumir ainda morno.

Infusão: Colocar as ervas/folhas num recipiente e adicionar a água fervida ás mesmas. Deixar repousar 5 a 15minutos e tampar o recipiente de forma a acumular o vapor. A infusão é usada para fazer bebidas a partir de folhas, flores e frutos, e pode ser armazenada e consumida até 24h.

Decocção: As partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos. Ela é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

Efeitos associados em infusões

Cidreira: auxilia o processo de digestão; pode funcionar como calmante

Camomila: Ajuda a combater a ansiedade e as insônias

Hortelã: Melhora a digestão, ajudando a combater a azia

Alecrim: É um digestivo excelente. Tem efeitos anti-inflamatórios.

Erva-doce: anti-inflamatório – combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Mate ou Mate-verde: ação termogénica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce

Canela: ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue

Hibisco: diurético; efeito anti-inflamatório