O Ovo

O consumo de ovos tem sido alvo de várias dúvidas ao longo das últimas décadas. Pensava-se que o consumo de ovos aumentava o risco de doença cardiovascular pela presença de colesterol, contudo, hoje sabe-se que os ovos não são vilões mas sim excelentes aliados para uma alimentação saudável.

Os ovos são um alimento muito rico do ponto de vista nutricional: apresentam um valor energético moderado com cerca de 82kcal/ 1 ovo (55g), são ricos em proteínas de alto valor biológico e apenas 2,7g de gordura saturada por 100g.

A gema do ovo, possuí maior valor calórico e gordura. Contém praticamente todas as vitaminas exceto a C. Já a clara é praticamente constituída por água e proteína (ovoalbumina), fornecendo mais proteína do que a gema (cerca de 3,3g de proteína). Esta proteína ajuda no crescimento muscular e é de fácil digestão.

O colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo, pois a gema contém lecitinas que interferem na absorção do mesmo.

Contém luteína e zeaxantina e carotenoides que protegem a saúde dos olhos, ou seja, ajuda na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

Também fornecem colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro; triptofano que é um percursor de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem estar.

. Os ovos são também fonte de 18 importantes vitaminas e minerais, como o zinco, selénio e vitaminas A, E e D essenciais para o reforço do sistema imunitário.

Todos estes fatores, são motivos mais que suficientes para incluir os ovos na sua alimentação diária, sem medos de os incluir todos os dias!

Leave A Reply